Pedreiros são capacitados em construção de cisternas-calçadão

Compartilhe!

Treze pedreiros do município de Choró Limão, no sertão do Ceará, receberam capacitação em construção de cisterna-calçadão, tecnologia do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). A oficina aconteceu nos dias 28 de maio a 04 de junho, na comunidade Riacho do Meio. 

A capacitação possibilitou o aprimoramento das técnicas de construção da cisterna e maior conhecimento das ferramentas a serem utilizadas. O objetivo é desenvolver conhecimento em torno do processo de implementação da tecnologia, como também da dinâmica de mobilização pela convivência sustentável com o Semiárido que a ASA propõe.

Além dos pedreiros, as famílias beneficiadas também receberam orientações sobre o P1+2, que vai além da captação de água de chuva, avançando para a utilização sustentável da terra e o manejo adequado dos recursos hídricos para produção de alimentos, promovendo a segurança alimentar e a geração de renda. Na construção, elas dão sua contrapartida no auxílio da escavação do buraco e nos trabalhos de servente.

A capacitação de pedreiros/as é uma das atividades do Programa e foi realizada pela Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), unidade gestora do P1+2 na região.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *