Texto: Receita da felicidade da família de Joelma

O texto abaixo é um dos produtos que foi elaborado no Encontro de Comunicadores da ASA, realizado de 1 a 3 de junho, no Recife (PE). A produção foi feita a partir de uma metodologia que procurou aguçar um novo olhar dos comunicadores sobre a realidade. A experiência escolhida para exercitar esse método foi a da agricultora Joelma, que mora com o marido e três filhos na comunidade Pedra Branca, município de Cumaru, Agreste de Pernambuco.
INGREDIENTES
Descofiança de Roberto (use todo ingrediente que tiver em casa)
3 kilos de apoio de Betinho
1 litro de compreensão de Henrique
5 colheres de chá de doçura de Hugo sem descascar o sorriso
10 kilos de paciência
5 colheres de sopa de cuidado
3 xícaras de amor
200 gramas de solidariedade
2 ½ colheres de respeito
Alegria a gosto
MODO DE FAZER
Pegue a desconfiança de Roberto e ponha no molho até que ela se desfaça. Convença-o a experimentar novas formas de viver e produzir. Junte a paciência, o amor e o respeito. Aguarde até fermentar. Atenção: isso pode demorar um tempo, mas você com certeza sentirá os efeitos.
Coloque para crescer o apoio de Betinho, o primeiro dos filhos. Desde o começo ele foi fundamental para o sucesso desse prato. Mesmo que agora a receita seja temperada com a saudade, esse é um ingrediente essencial.
Traga a compreensão de Henrique que desde criança se acostumou a juntar os alimentos da casa para que a receita seguisse adiante.
Por último, pegue a doçura e o sorriso do caçula Hugo. Junte com os outros ingredientes e misture na batedeira da persistência. Acrescente pitadas de alegria a gosto. Quanto mais você colocar, melhor será o resultado.
Pegue a forma da agroecologia e unte com a solidariedade dos vizinhos. Recomenda-se que a receita seja feita por todas as pessoas da vizinhança.
Leve tudo ao forno e espere até crescer e dourar. Não deixe esfriar. Corte em fatias e divida para o máximo de pessoas possíveis. Saboreie com os olhos, o coração e a alma.
Antes de acabar, comece a receita novamente. Para que tenha mais efeito, prepare-a a som da música Circular, de Camila Costa.
Essa receita foi passada por Joelma, e é com ela que a agricultora movimenta os ingredientes de Roberto, Betinho, Henrique e Hugo para construir a felicidade.
* Comunicadoras da ASA Brasil