Água terá mais qualidade com capacitação de Agentes Comunitários de Saúde

Compartilhe!

O Projeto Cisternas II iniciou a série de capacitações em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), Convivência com o Semiárido e Monitoramento da Qualidade da Água da Cisterna. O público alvo são os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atuam em localidades atendidas pelo Projeto. Ao todo, serão 180 agentes de saúde capacitados em seis municípios do interior baiano.

O primeiro curso aconteceu em Iraquara, nos dias 19 e 20 de maio, envolvendo 30 agentes de saúde. Eles receberam orientações sobre os cuidados necessários para evitar doenças a partir da utilização da água armazenada nas cisternas. As informações serão repassadas às famílias beneficiárias. Os agentes também conheceram mais sobre o trabalho do CAA e da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).

PARCERIAS

A parceria com os governos Federal, Estadual, secretarias municipais de Saúde, Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde e comissões municipais da ASA, tem sido fundamental para o processo de mobilização dos agentes e organização das capacitações.

O coordenador do Cisternas II, Gutierres Gaspar, destaca o papel dos ACS. “Não basta apenas ter cisterna em casa, é preciso água de qualidade no reservatório. Os agentes conhecem a realidade de cada lugar e podem atuar como multiplicadores dos cuidados para garantir a qualidade do recurso hídrico. Assim, haverá redução dos casos de doenças provocadas pela contaminação da água”, explica.

Executado pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), o Projeto Cisternas II é realizado em parceria com os governos Estadual e Federal. Somente na primeira etapa, mais de 600 famílias foram contempladas com cisternas de consumo e mais 210 com cisternas para produção de alimentos.

Fonte: CAA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *