Vamos recuperar e preservar os Riachos do Velho Chico!

Compartilhe!

Público lotou o Cine-Theatro Guarany, em Triunfo-PE, no lançamento do projeto Riachos do Velho Chico | Foto: Catarina de Angola

Nesta terça-feira, 10, a cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, recebeu o lançamento do projeto Riachos do Velho Chico, uma iniciativa que irá revitalizar os riachos Frazão, em Triunfo, e Queimadas, em Parnamirim, no Sertão pernambucano, que deságuam em Bacias Hidrográficas que abastecem o rio São Francisco. O projeto é uma realização das organizações Centro Sabiá e Caatinga, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

O lançamento do projeto no Sertão do Pajeú aconteceu no Cine-Theatro Guarany, no Centro de Triunfo, e reuniu agricultores e agricultoras do município, representantes do poder público municipal e parceiros na região. A atividade contou também com atrações culturais da cidade.

Cláudio Almeida, coordenador do Centro Sabiá no Sertão e também coordenador do projeto, iniciou a atividade com a apresentação das ações. Ao todo serão recuperados 15 quilômetros dos dois riachos, o que corresponde a 90 hectares de mata ciliar. “Essa recuperação será feita a partir da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), onde as famílias ribeirinhas serão estimuladas a produzirem mudas para serem plantadas ao longo das margens dos riachos”, explicou Cláudio. Além disso, o projeto também contará com doze jovens guardiões ambientais, que atuarão na defesa da preservação dos riachos de forma mais permanente.

“A secretaria de agricultura de Triunfo está de portas abertas para dar sua contribuição de apoio a esta iniciativa”, assim iniciou a mesa de abertura o secretário de Agricultura de Triunfo, Milton Chaves. Também compuseram a mesa Adeildo Fernandes, coordenador de Articulação Política do Centro Sabiá; Vanete Almeida, coordenadora da Caravana Em Defesa do Rio Pajeú; Adelmo Santos, coordenador territorial do Projeto Dom Helder Camara (PDHC), Silvolúzia, agricultora da comunidade de Oiticica, em Triunfo; e o jovem guardião Erison Martins.

A agricultora Silvolúzia chamou atenção para a atual situação do riacho Frazão, que corta a comunidade de Oiticia, a qual ela pertence, e a importância do projeto Riachos do Velho Chico para a recuperação dele. “Moro há 18 anos na região e percebo como antes esse riacho tinha água mais permanente. Hoje temos menos água e precisamos cuidar dele para que não se acabe”, pontuou a agricultora. Vanete Almeida, da Caravana do Pajeú, parabenizou a iniciativa. “Fico contente de ver outras organizações nessa luta da água. A gente está no Semiárido e vem percebendo que a escassez de água está aumentando na região e que nosso rio Pajeú está morrendo. Por isso parabenizo esta iniciativa de recuperar o riacho Frazão”. Vanete também ressaltou as ações da Caravana para a preservação do Rio Pajeú.

Adelmo Santos, do PDHC, acredita que iniciativas como a implementação do projeto Riachos do Velho Chico são exemplos de mobilização social e política. E Adeildo Fernandes, da coordenação do Centro Sabiá, destacou que essa proposta vem como uma iniciativa não só de revitalizar os riachos que deságuam no Velho Chico, mas numa perspectiva de que essa recuperação de mata ciliar possa ser produtiva. “Iremos trabalhar com os Sistemas Agroflorestais (SAFs) gerando além da preservação, alimento e renda para as famílias agricultoras. Mas ao mesmo tempo estamos vivendo com a proposta de envolver o poder público na revitalização de matas ciliares, pois nossos rios estão morrendo. Precisamos que essa questão de revitalização de riachos e rios se tornem uma política pública”, destacou Adeildo, trazendo para o debate uma das propostas do projeto, que é o de interferir nas políticas públicas.

Ao final do evento foi realizada apresentação de uma dupla de Caretas, personagens da cultura local, e também do Grupo de Coco da comunidade quilombola de Águas Claras, também da cidade de Triunfo.

O projeto Riachos do Velho Chico também é realizado em parceria com as prefeituras e os conselhos municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável de Triunfo e Parnamirim e o Projeto Dom Helder Camara. Além das parcerias da Caravana do Rio Pajeú e os Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Triunfo e Parnamirim. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *