Agricultores experimentadores visitam experiência do banheiro seco em Buíque
Banheiro seco desperta curiosidade dos visitantes | Foto: Eduardo Pereira |
A propriedade da família de dona Lenita, no Sítio Angélica, município de Buíque, Agreste pernambucano, recebeu na semana passada a visita dos participantes do II Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido. O evento foi realizado pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) de 27 a 29 de abril, no município de Pesqueira–PE.
A família de dona Lenita foi beneficiada com a construção do banheiro seco, uma tecnologia instalada pelo Centro Diocesano de Apoio aos Pequenos Produtores (CEDAPP), em 2009, em parceria com a IAF (InterAmerican Foundation). É uma obra pioneira na região inspirada numa experiência realizada em Santa Catarina.
O banheiro seco é uma alternativa para a região semiárida, que carece de água. A construção do banheiro é de 1,30m x 1,20m. As fezes são armazenadas numa bombona de 50 litros e de um sifão para evitar odores. Utiliza-se serragem para decomposição de microorganismos e após seis meses resulta em adubos para plantação.
Segundo técnicos do CEDAPP inicialmente foi feito um trabalho de sensibilização. Hoje, depois dos resultados, as famílias “disputam” para receber a tecnologia. Os banheiros implantados, segundo informação de Agentes de Saúde, já trouxeram impactos positivos na vida das famílias, reduzindo doenças intestinais.
Os visitantes do Encontro foram recepcionados por um grupo de jovens local, com apresentação de danças e contação de histórias sobre as conquistas na comunidade. O intercambio foi acompanhado pelos técnicos Heloiza de Araújo e Nipson Richard.
O CEDAPP este ano comemora 20 anos de história e luta junto aos agricultores familiares da Diocese de Pesqueira, desenvolvendo ações de fortalecimento institucional, gerenciamento de recursos hídricos, preservação do meio ambiente e apoio a grupos produtivos.