Troca de conhecimentos e muito diálogo na visita à agrofloresta de seu João Biró

Compartilhe!

Na manhã da última quinta-feira (28), segundo dia do II Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, 17 participantes de oito estados partiram de Pesqueira para o Sítio Barroncos, no município de Bom Jardim, a fim de conhecer a experiência de Seu João Biró e sua família.

Apesar da longa distância entre os municípios, os agricultores chegaram animados à casa de seu João Biró e dona Neuza, onde começaram a visita com uma apresentação dos visitantes e da família. Em seguida, o grupo se dirigiu à unidade produtiva agroflorestal.

Durante a exploração da área produtiva, os visitantes e seu João Biró trocaram conhecimentos sobre práticas agroecológicas como consórcio de culturas, rotatividade entre as espécies, manejo de insetos e pragas, entre outros. Também discutiram alguns processos de comercialização como planejamento da produção e escala de alimentos para venda.

A conversa discorreu como uma aula na qual cada um tinha sua contribuição e todos ensinavam e aprendiam. Além de ser um grupo de experimentadores, as agricultoras e agricultores também comungaram como seu João Biró na preocupação e encantamento pela natureza.

“Tudo o que a gente cultiva é para a gente e para os bichos”, enfatiza seu Ercílio Elias, de Minas Gerais, falando da necessidade de se promover um bom convívio com a natureza.

O grupo avaliou como muito rica a experiência visitada e seu João Biró falou da satisfação em transmitir sua experiência e seu respeito pela vida. “A troca de experiências enaltece nosso trabalho” afirma o agricultor.

Ele ainda ressaltou que este é um processo que exige tempo e força de vontade para o trabalho: “Tem que ter o preceito de que o resultado não é do dia pra noite”, completa seu João Biró.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *