Agricultores trocam conhecimentos sobre o manejo da terra em visita a propriedade de Seu Ivan
O segundo dia do Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, que está sendo realizado em Pesqueira, foi marcado por visitas de intercâmbios a 12 propriedades localizadas em diferentes cidades do Território do Agreste de Pernambuco.
Intercâmbio de experiências no sítio de Seu Ivan | Foto: Gleiceani Nogueira |
Um dos agricultores que acolheu os participantes foi Ivan, 44 anos, que também está participando do evento. Ele mora no município de Águas Belas e desenvolve uma experiência com agrofloresta. A propriedade fica a 160 km de Pesqueira. O percurso foi longo, mas valeu a pena. Durante a viagem, percebia-se o jeito espontâneo e dinâmico de Ivan. Na chegada ao seu sítio, a recepção foi feita pelo pai do agricultor, seu Francisco.
Ivan falou um pouco da sua história e do orgulho que tinha do seu trabalho. Em seguida, as pessoas se apresentaram e falaram um pouco da sua experiência. Depois de alguns minutos de prosa, os agricultores e as agricultoras foram conhecer o sistema de produção da família de Ivan. Chamou atenção a variedade de frutas, legumes e verduras plantados na propriedade. Todos de forma consorciada e sem utilização de venenos. Durante o percurso, os agricultores trocaram sementes e conhecimentos sobre tipos de plantas e formas de manejo. Também conversaram sobre a importância dos alimentos orgânicos e do perigo dos transgênicos.
Para seu Zé de Antônia, do sertão do Pajeú, é importante continuar participando de intercâmbio porque ninguém sabe de tudo e cada encontro tem uma informação que poderá ser testada na sua propriedade, de 1,5 ha.
Nos intercâmbios, seu Zé aproveita para pegar espécies de plantas que ainda não possui na sua propriedade. Do sítio de Ivan, ele está levando algumas mudas de uma espécie de batata.
Após conhecer a propriedade, os participantes voltaram a se reunir para trocar idéias sobre a experiência. Maria José, da comunidade Malhada Branca, disse que se surpreende a cada visita e que nenhuma é igual à outra. “A terra é a escola de todo agricultor e agricultora”, destacou.
A visita terminou com um delicioso almoço preparado pela esposa e pela mãe de Ivan, à base de produtos típicos da agricultura familiar. Um momento que vai ficar marcado na memória e no paladar!