RIS organiza rearticulação no Ceará

As microrregiões presentes na reunião ampliada da Rede de Intercâmbio de Sementes (RIS – CE), realizada nos dias 14 e 15 de abril, em Fortaleza, realizaram um planejamento de ações para o ano de 2011.
Entre as estratégias traçadas estão a rearticulação política da Rede, a mobilização das casas de sementes que não participaram da reunião e também discussão de regimento e coordenação das Casas de Sementes Comunitárias.
As instituições presentes ficaram responsáveis por animar, articular agricultores, agricultoras, comunidades e outras instituições, além de fortalecer esses processos dentro da sua área de atuação, tendo sempre como horizonte os princípios agroecológicos.
Uma das principais reflexões da reunião foi sobre o avanço dos transgênicos no Ceará e no Brasil e quais danos esses avanços trazem para o dia a dia das comunidades. Os fóruns microrregionais de convivência com o Semiárido foram apontados como espaços privilegiados para discussão, reflexão e encaminhamentos sobre a RIS.
Momentos celebrativos também foram planejados no encontro como a Festa Estadual das Sementes, que será realizada de 28 a 30 setembro, no município de Itapipoca e momentos festivos nas comunidades na época da colheita. Outro ponto importante de discussão foi a realização de intercâmbios, enxergados como espaços de formação, comunicação e troca de saberes.