Participação popular marca Seminário em Defesa do Rio Pajeú
Cerca de 200 pessoas participaram do I Seminário em Defesa do Rio Pajeú realizado no último dia 8, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. O objetivo do encontro foi sensibilizar e denunciar às comunidades e às autoridades da região sobre a situação do rio. O evento foi organizado pela Caravana do Rio Pajeú.
O Seminário contou com ampla participação da sociedade civil, agricultores, professores, estudantes, autoridades políticas e religiosas. Pela manhã, houve apresentação de painéis que abordaram a história do rio, o diagnóstico atual, o papel da bacia hidrográfica e o olhar do poder público. À tarde, os grupos em salas temáticas apresentaram as propostas de ações e compromisso para a revitalização do Pajeú.
De acordo com a presidente do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Vanete Almeida, o evento superou a expectativa da organização com as propostas e debates realizados. “Um dos momentos mais relevantes do Seminário foi quando os participantes, em plenária, apresentaram ações e compromissos para o Rio Pajeú envolvendo os municípios que compõem a Bacia Hidrográfica”, enfatizou.
O resultado final do Seminário será a produção de um documento com registro dos painéis, eixos temáticos e as ações propostas pelo público. O produto será encaminhado às prefeituras, organizações e movimentos sociais, câmaras de vereadores, promotorias públicas e governo do Estado.
A Caravana do Rio do Pajeú é formada pelo Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Diocese de Afogados da Ingazeira, Movimentos de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú.