Seminário discute Plano de Combate à Desertificação em Alagoas

Compartilhe!

Na próxima quarta-feira (6), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh) e a Articulação do Semiárido (ASA) realizam o Seminário de Validação do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca em Alagoas – PAE/AL. O evento será realizado a partir de 08h, no Hotel Reymar, em Cruz das Almas.

O seminário tem como foco validar as propostas apresentadas durantes oficinas de Consulta Pública que foram realizadas nos dois últimos anos em Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar e Piranhas visando o combate à desertificação.

Segundo o assessor técnico da Semarh, Marcelo Ribeiro, em Alagoas, as áreas suscetíveis à desertificação correspondem a 52,4% do território estadual.

“O seminário é importante para fortalecer as políticas públicas no combate à desertificação, como também fatores como o êxodo rural, a pobreza e a desigualdade”, afirma.

Além do técnico da Semarh, serão realizadas palestras ministradas por Francisco Campelo, da Diretoria de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente; José Roberto Fonseca, do Instituto Eco Engenho; Jorge Izidro do Movimento Minha Terra (MMT) e Anivaldo Miranda, Superintendente de Meio Ambiente.

Além disso, também será apresentado o novo Ponto Focal Parlamentar pelo deputado estadual e engenheiro agrônomo Inácio Loiola, responsável por elaborar a Política Estadual de Combate à Desertificação em Alagoas.

Foram escolhidas para a implantação do projeto áreas localizadas nos municípios de Traipú, Ouro Branco e Dois Riachos, devido ao índice de desertificação presente na região. Porém essas áreas são passiveis de remanejamento, de acordo com o que for definido no seminário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *