CEDEC e ASA já construíram 1.500 cisternas em Arcoverde
Quem pensa que no Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário – CEDEC, administrado pelo Pe. Adilson Simões e os filhos da Misericórdia, localizado no Sítio Mocó, zona rural de Arcoverde, só vai encontrar adorações e missas está enganado. O CEDEC desenvolve também trabalhos junto às comunidades carentes de periferias e da zona rural da região, levando em consideração as necessidades e expectativas da população. Suas ações estão focadas na organização das comunidades, na promoção do desenvolvimento sustentável e na valorização da vida. Prova disso é o sucesso do Programa de Formação e Mobilização Social Para a Convivência Com O Semi-Árido, executado pelo CEDEC, em parceria com a ASA (Articulação no Semi-Árido Brasileiro), que vem transformando a vida do homem do campo, das diversas comunidades e aldeias em Arcoverde e região, dando a eles dignidade e esperança de uma vida melhor.
Juntas as duas entidades já construíram só em 2010, 1.500 cisternas para armazenamento de água potável com capacidade de 16mil litros cada. Este programa destina-se a melhorar a qualidade de vida dos agricultores/ familiares, através da construção de cisternas de placas e calçadão, barragens subterrâneas e tanques pedras, propiciando água para o consumo humano e fins produtivos.A cisterna de placas, assim chamada, por aqueles que conquistaram e por aqueles que almejam e esperam a sua chegada, uma conquista que as famílias dizem não ter preço, trabalham junto com os pedreiros, enfrentando as dificuldades, mas sempre com um sorriso no rosto, dedicação e empenho imenso em saber que aquele sonho de ter água boa será realizado.
Segundo o Pe. Adilson Simões só em 2010 essa ação do CEDEC passou dos limites do município de Arcoverde, chegando as comunidades das cidades de Buíque, Pesqueira, Sanharó, Venturosa, Tupanatinga e Alagoinha atendendo aproximadamente 7.500 pessoas.
“Trabalhamos para desenvolver as famílias tanto no social quanto no religioso, sem distinção de cor, raça e religião, pois o lema do CEDEC é: Que todos sejam um para a Glória de Deus”, disse Padre. Adilson.
Para 2011 a meta do CEDEC e da ASA é continua ousada e vai construir mais 800 cisternas com armazenamento de 52 mil litros d’agua, onde também será contemplado ness novo projeto Cisternas nas Escolas. O objetivo é construir em escolas da cidade e zona rural onde não existe água potável uma dessas cisternas.
A previsão é que entre 1 ou 2 anos o agricultor de Arcoverde não seja mais refém da falta de água em sua casa.
Formada por organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de pequenos produtores rurais, de mulheres e outros movimentos da sociedade civil organizada, a ASA/PE visa o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida e a melhoraria da qualidade de vida de sua população.
Fonte:www.darciorabelo.com.br