Impactos causados pela mineração na Bahia serão refletidos em encontro

Compartilhe!

Mineração: progresso para quem? É o tema do encontro sobre mineração realizado pela CPT – BA, nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Organização Fraternal São José (Av. Luiz Tarquínio, 18 – Roma), em Salvador. O evento, que reunirá representantes das comunidades atingidas pela mineração no Estado, refletirá sobre os impactos causados pela mineração nas comunidades onde estão instaladas mineradoras, dará visibilidade aos problemas comuns enfrentados por regiões distintas, bem como as formas de lutas que já estão sendo desenvolvidas.
 
A Bahia tem atraído muitas empresas mineradoras devido ao seu grande potencial mineral. O estado produz mais de 40 substâncias minerais e tem enorme potencialidade para novas descobertas. A riqueza gerada pela mineração, no entanto, não reflete em desenvolvimento para as comunidades locais.
 
Durante o encontro os atingidos e atingidas pela mineração falarão sobre as violações de direitos e os danos causados pelas mineradoras não só ao meio ambiente como também no modo de vida da população.
 
Órgãos do governo ligados ao setor de mineração foram convidados a participar do encontro para apresentarem as políticas do Estado para a mineração. Um Carrossel de Experiências também integra a programação do encontro, com a exposição do que está acontecendo nas regiões de Caetité, Jacobina, Minas Gerais e Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *