Programa P1+2 é apresentado em municípios do Ceará

Compartilhe!

Nos dias 10 e 11 de fevereiro foi apresentado nos municípios de Potiretama, região Jaguaribana do Ceará e Choró Limão, no Sertão Central do Estado respectivamente, o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Participaram das discussões, as Comissões Executoras Municipais (CEM) dos municípios que serão beneficiados.

No primeiro momento foi apresentado o programa, suas tecnologias: cisterna/calçadão, barragem subterrânea e tanque de pedra, para captação de água da chuva; cursos, intercâmbios e sistematizações, como também, as atividades necessárias para execução do mesmo. O segundo momento foi aberto para discussões e dúvidas.

Alailson Saldanha, da Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), Unidade Gestora do P1+2 na região, falou da importância da participação das comissões no processo de mobilização para execução do programa e disse que, as estruturas se constroem aos poucos, mas que para isso é necessário empenho de todos. 

Para Eliane Ramos, do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais e também da Comissão Municipal de Choró Limão, o programa vem para fortalecer a discussão em favor da convivência com o semiárido, mas também como desafio para se trabalhar a agroecologia na região atingida pelo uso abusivo de herbicidas. “O maior desafio é o enfrentamento ao grande índice de agrotóxico”, diz.  

Ainda de acordo com as comissões, o P1+2 garante maior estabilidade das famílias agricultoras do sertão cearense, que sofrem devido à grande necessidade de água para o consumo humano e animal. “Há grande necessidade de água e tem gente que não tem nem para beber. Na comunidade de Cafundó, por exemplo, as famílias chegam ao olho d’água e esperam minar um pouco de água para poder pegar”, diz o Padre Adalberto Lima, de Choró Limão. Ele se refere à comunidade distante 12 quilômetros da sede do município.

O P1+2 é executado pela Obas em três regiões do Estado do Ceará: Região Jaguaribana, Sertão Central e Maciço de Baturite. Neste segundo termo de parceria serão beneficiados os municípios de Potiretama, Choró Limão e Canindé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *