Seminário discutirá a vida no semi-árido cearense
“Despertar a sociedade para a urgência do compromisso com a valorização da pessoa humana e da vida no semi-árido cearense a partir dos excluídos”. É com esse objetivo que será realizado, de 12 a 14 de fevereiro, o seminário: “Vida sustentável no Semi-árido Cearense”. O evento, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Regional Nordeste I, acontecerá no auditório do Banco do Nordeste (Av. Paranjana, 5700 – Passaré), em Fortaleza (Ceará).
A intenção do evento é debater a convivência da população do semi-árido com as peculiaridades climáticas, visando a superação das dificuldades enfrentadas. De acordo com o professor José Borzacchiello, um dos organizadores do seminário, o objetivo é conscientizar a sociedade sobre os problemas enfrentados pela região.
O organizador afirma que o seminário tem a ideia do “ver, sentir e agir”. Ele explica que o evento pretende fazer com que os participantes vejam, tomem consciência do que está acontecendo no semi-árido, e busquem soluções para mudar a realidade vivida.
O semi-árido brasileiro abrange quase 90% da região Nordeste e mais uma parte do Estado de Minas Gerais. Apesar de alguns avanços econômicos e sociais ocorrido nos últimos anos, a região ainda é caracterizada pelo baixo nível econômico, indicadores sociais abaixo da média nacional e degradação ambiental.
Borzacchiello comenta que há possibilidade de se ter uma vida digna no semi-árido brasileiro, mas, para isso, é necessária a construção de políticas públicas que transformem essa realidade. Dessa forma, o seminário “Vida sustentável no semi-árido cearense” tenta buscar alternativas para o desenvolvimento da região.
Devem participar dos debates representações de todas as regiões do Estado, através de comissões formadas nas dioceses. Cada diocese será representada por quinze membros de organizações governamentais e não-governamentais que tenham atuação voltada para segmentos de produção e consumo de água e de produtos agrícolas.
Além de buscar soluções para o desenvolvimento no semi-árido, o evento ainda pretende contribuir para a promoção da ética na política, desenvolvendo nas pessoas a consciência crítica sobre a administração dos recursos para a região; e apoiar investimentos em educação e no desenvolvimento da vida com dignidade.
A programação completa do evento está disponível no endereço: http://www.diocesedeitapipoca.org.br/semiarido/programacao/
Contato: (85) 3252.4046
As matérias do projeto “Ações pela Vida” são produzidas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da CF 2008.