Deputado Manoel Santos prevê cenário positivo para a agricultura familiar

Compartilhe!

Na cerimônia de posse na Assembléia Legislativa de Pernambuco, na última terça-feira (1), o deputado Manoel Santos (PT), que conversou rapidamente com a comunicadora popular da ASA Mariana Landin, credita avanços na política para a agricultura familiar em Pernambuco à criação de Secretaria Executiva da Agricultura Familiar.

Manoel Santos foi eleito com mais de 42 mil votos espalhados em todo o Estado. Vindo das organizações de base dos trabalhadores rurais de Serra Talhada, município sertanejo onde nasceu, Manoel projetou-se em todo o Estado por estar à frente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (Fetape). Depois, assumiu a presidência da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (Contag).
 
Mariana – No campo das políticas públicas voltadas para agricultura familiar quais são as perspectivas de avanço a partir do seu mandato como deputado estadual?

Manoel – Primeiro, eu considero a criação do fórum das organizações do campo que reúne mais de 20 organizações, onde a gente ali pode discutir o que é interesse comum e objetivar as pautas. Não ficarmos correndo atrás de pautas isoladas. Isso facilita pra gente levar os projetos, as propostas do conjunto dessas organizações, portanto o projeto dos trabalhadores, tanto para o campo do legislativo dentro da Assembléia, quanto junto ao executivo, o governador do Estado.

Nós já demos o primeiro passo, que é a gente negociar, o fórum – que é todas as organizações – e mais o deputado Manoel Santos, com o secretário de agricultura do Estado de PE, o secretário de mobilização social, com o governador Eduardo Campos, a criação da Secretaria Executiva para a Agricultura Familiar, que é o que de novo existe para se avançar nesse segundo mandato do governador Eduardo, na construção dessas políticas.

Nós temos aí o companheiro Aldo que é o secretario, temos mais três gerentes, nove unidades de operações, então acredito que por aí nós vamos avançar nas políticas de crédito, de assistência técnica, de geração de oportunidade e renda para toda a comunidade, assentados/as e agricultores familiares do Estado de PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *