Nova secretaria executiva estadual agrada movimentos sociais
Responsável por 70% de todo o PIB rural de Pernambuco e por sete em cada 10 empregos gerados no campo, a agricultura familiar ganhou uma estrutura exclusiva dentro do novo organograma do Governo do Estado. O governador Eduardo Campos anunciou hoje (24) o engenheiro agrônomo e mestre em Administração Rural pela UFRPE, José Aldo dos Santos, 45, como o titular da Secretaria-executiva de Agricultura Familiar.
A criação da nova pasta e a escolha de José Aldo agradaram em cheio aos movimentos sociais. “Essa nova organização é uma sinalização clara, objetiva e satisfatória aos nossos pleitos”, cravou Almir Xavier, membro da direção estadual do Movimento Sem Terra. Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros também reconheceu o avanço do diálogo entre o Governo e os movimentos sociais. “É um passo importante para consolidar a agricultura no campo e a interiorização do desenvolvimento passa por esse fortalecimento”, pontuou.
PERFIL
Natural de Altinho, no Agreste pernambucano, José Aldo já coordenou o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e foi membro da coordenação da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Ele exercia o cargo de diretor de Articulação do Semiárido Pernambucano (ASA-PE) até a última sexta-feira, quando foi convidado para nova missão. ”As políticas estavam fragmentadas em várias secretarias, vamos agora dar uma unidade nas ações e, assim, fortalecê-las”, explicou o novo secretário, que desde 1989 é ligado a movimentos sociais da causa agrária.