Água do Brasil tem qualidade regular, ruim ou péssima, constata ONG

Compartilhe!

A água que boa parte dos brasileiros utiliza no dia a dia está poluída. A informação foi divulgada na última semana pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica. A Organização chegou a essa conclusão após analisar 43 amostras de água em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2010.

Com critérios definidos pelo Ministério do Meio Ambiente, nenhuma amostra foi considerada boa ou ótima. Em 70% das amostras de água de rios, córregos, lagos e outros, a qualidade foi considerada regular. A qualidade era ruim em 25%, e péssima em 5%.

A água com pior qualidade foi encontrada no Rio Verruga, em Vitória da Conquista (BA), e no Lago da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Os principais responsáveis pela baixa qualidade da água foram a poluição e o esgoto doméstico. Com o resultado, a Ong concluiu que a água para o consumo – ou até mesmo para uso industrial – precisa de tratamento.

Para o geógrafo do projeto, Vinicius Madazio, “a poluição está muito mais vinculada à emissão de efluentes domésticos que industriais”. A Onu (Organização das Nações Unidas) calcula que desde 2006, aproximadamente 1,6 milhão de pessoas morrem anualmente por causa de doenças transmitidas pela água.

Com informações da Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *