Água do Brasil tem qualidade regular, ruim ou péssima, constata ONG
A água que boa parte dos brasileiros utiliza no dia a dia está poluída. A informação foi divulgada na última semana pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica. A Organização chegou a essa conclusão após analisar 43 amostras de água em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2010.
Com critérios definidos pelo Ministério do Meio Ambiente, nenhuma amostra foi considerada boa ou ótima. Em 70% das amostras de água de rios, córregos, lagos e outros, a qualidade foi considerada regular. A qualidade era ruim em 25%, e péssima em 5%.
A água com pior qualidade foi encontrada no Rio Verruga, em Vitória da Conquista (BA), e no Lago da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Os principais responsáveis pela baixa qualidade da água foram a poluição e o esgoto doméstico. Com o resultado, a Ong concluiu que a água para o consumo – ou até mesmo para uso industrial – precisa de tratamento.
Para o geógrafo do projeto, Vinicius Madazio, “a poluição está muito mais vinculada à emissão de efluentes domésticos que industriais”. A Onu (Organização das Nações Unidas) calcula que desde 2006, aproximadamente 1,6 milhão de pessoas morrem anualmente por causa de doenças transmitidas pela água.
Com informações da Agência Brasil.