Fontes de águas diversificadas abastecem famílias rurais do interior de Sobradinho

As dezenas de famílias rurais da comunidade Poço do Juá, a 50 quilômetros de Sobradinho (BA) já tiveram muitos problemas com o abastecimento de água. Anos atrás, o carro-pipa era a fonte que assegurava a água para beber, cozinhar e tomar banho, por exemplo.
Com a mobilização da comunidade através da associação local, hoje as famílias do Poço do Juá dispõem de diferentes fontes de água que garantem um abastecimento integrado. Uma barragem construída próximo das residências das famílias oferece água de uso comunitário para os animais, lavagem de roupa e higiene pessoal e em cada casa da localidade existe uma cisterna caseira que oferece a água para o consumo humano.
Recentemente, essas famílias estão sendo contempladas com a água de produção através das cisternas-calçadão e de barreiros trincheiras, fontes que oferecem água suficiente para o cultivo de verduras e fruteiras nativas. Com isso, a comunidade passa a dispor de um sistema de abastecimento com água para atender as necessidades básicas que viabilizam a vida e a produção no Semiárido.