Coletivos Estaduais da ASA avaliaram sua prática de comunicação

Compartilhe!

“Comunicação por uma vida digna no semiárido”. Este foi o tema do Encontro Nacional de Comunicação realizado de 01 a 03 de dezembro em Camaragibe, Pernambuco, promovido pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil). O encontro foi marcado pela troca de experiência e configurou como um espaço importante para as Articulações Estaduais avaliarem o trabalho desenvolvido e propor estratégias para potencializar a comunicação em rede.

O exercício de olhar para a prática dentro dos coletivos estaduais da ASA se intensificou ainda mais na manhã do dia 03, quando os grupos compostos por comunicadores e alguns representantes da articulação presentes, apontaram os desafios e avanços conquistados ao longo da trajetória de 10 anos e em seguida definiram quais estratégias poderiam ser adotadas.

Foi quase unânime entre os estados e apareceu como desafio principal o fortalecimento da rede através da articulação dos comunicadores. Também foram destacados avanços ao longo da caminhada, como o processo de sistematizações de experiências, a exemplo do Boletim O Candeeiro, produção de peças de comunicação, a contratação de novos comunicadores atuando na divulgação das ações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e também P1MC, entre outros destaques. 

O encontro além de significar um momento de integração, foi de fundamental importância para provocar a reflexão de como é possível fortalecer as ações da ASA, é o que afirma Maurizia Silva, comunicadora da Cáritas Diocesana de Amargosa, BA. ”Foi de grande importância, pois precisamos buscar alternativas para fortalecer as organizações que compõem a ASA por meio da comunicação. A partir de pontos estratégicos, a sistematização e socialização das diversas experiências, formando assim uma rede permanente de comunicação, que possibilitará o diálogo entre os comunicadores populares”, ressaltou Maurizia Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *