CAA capacita jovens em confecção de bombas manuais

Profissionais que atuam no processo de implantação de cisternas no semiárido foram qualificados pelo Projeto Cisternas II, no último final de semana, em Irecê.
Compartilhe!

O curso, realizado através do Projeto Cisternas II, qualifica o processo de implementação de cisternas nas comunidades rurais 

Dez jovens de comunidades rurais do Território de Irecê foram capacitados em confecções de bombas manuais pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), através do Projeto Cisternas II. A atividade ocorreu nos dias 27 e 28, e teve a presença do coordenador do Projeto, Gutierres Gaspar, e dos membros da coordenação pedagógica a entidade, Nara Lígia e Cláudio Rodrigues.

O curso foi ministrado pelo técnico em confecção de bombas Erisvaldo Afro dos Santos. O profissional mostrou passo a passo como o equipamento é confeccionado e a forma correta de manuseá-lo. Ao final, os participantes montaram 255 bombas para cisternas de 16 mil litros. Na ocasião, discutiram diversos temas sobre conviência com o semiárido.

Hugo Lima desconhecia o processo de confecção da bomba e ficou animado com a nova aprendizagem. “Foi muito importante, principalmente para mim, que não sabia como era montada a bomba. É mais uma aprendizagem importante para a construção de um seminário viável”, destaca.

O coordenador Gutierres ressalta a presença feminina no curso. “Tivemos duas jovens de uma comunidade quilombola da região. É um orgulho ver as mulheres se envolvendo nesse tipo de atividade, que tanto contribui para a formação de um semiárido melhor”, disse.

A bomba manual é uma tecnologia popular para uso das famílias beneficiárias das cisternas de consumo. O equipamento permite retirar água dos reservatórios de forma adequada, descartando o uso de baldes e outros objetos que apresentam risco de contaminação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *