Pernambuco quer plantar 1 Milhão de Árvores

Compartilhe!

Junte-se a Nós, Plante, Mais Uma árvore Para Um Mundo Melhor. Esta é a campanha que tem o objetivo de plantar 1 milhão de árvores em Pernambuco. Lançada em junho de 2010, durante a Semana do Meio Ambiente, pelas organizações não governamentais Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga, que são integrantes da Articulação no Semi-Árido Pernambucano (ASA/PE), a campanha já mobilizou diversas outras instituições da articulação.

Todos os anos o Centro Sabiá, o Caatinga e a Diaconia comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas neste ano queriam levar o debate das questões ambientais mais adiante, para além do mês de junho. Daí surgiu a ideia da campanha, que tem o objetivo de propor o plantio de árvores, mas também dar visibilidade às experiências das diversas famílias agricultoras de Pernambuco, que trabalham com a agroecologia e a convivência com a região semiárida. “A ideia é que toda a sociedade de Pernambuco assuma plantar uma árvore para que a gente tenha uma condição ambiental melhor, para termos um estado mais sustentável, mais verde e com qualidade”, explica Aldo dos Santos, coordenador de articulação política do Centro Sabiá e um dos coordenadores da ASA/PE.

Comunicação em rede – A campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor se utiliza de diversas estratégias para a divulgação e multiplicação de sua proposta. Além dos atos públicos em diversos municípios, foi traçada uma estratégia de comunicação para internet, com foco nas redes sociais, como forma de atingir também o público urbano. A divulgação da campanha começou antes da Semana do Meio Ambiente, por meio da dinâmica de assessoria de imprensa. As atividades realizadas neste período foram divulgadas em jornais impressos, rádios, televisões, entre outros meios. Um exemplo é o da caminhada que aconteceu no mês de julho, em Caruaru, realizada pelas organizações Centro Sabiá, Agroflor e Diocese de Caruaru, que integram a ASA Pernambuco e são unidades gestoras dos Programas Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e Um Milhão de Cisternas (P1MC), da ASA Brasil.

A atividade contou com a participação de cerca de mil agricultores e agricultoras do território de atuação das instituições, além de diversos meios de comunicação que registraram toda a mobilização. A partir dos atos públicos e com a dinâmica de assessoria de imprensa, a campanha foi sendo divulgada e gestores públicos passaram a também dialogar com as organizações para aderir à campanha. Foi a partir dessas iniciativas que o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), convidou a ASA Pernambuco para uma conversa sobre a campanha e também aderiu a proposta, através do Programa Pernambuco Verde. O PE Verde é um programa da SECTMA que tem como foco a arborização urbana. No mês de agosto o programa foi lançado, e todas as árvores plantadas pelo estado serão contabilizadas na campanha.

A estratégia de comunicação e divulgação da campanha junto às comunidades e famílias agricultoras é feita pelos técnicos e técnicas, assessores das organizações. E as famílias participam. Em Bom Jardim, Agreste Setentrional do estado, o agricultor Rafael Justino Braz plantou mais de 1.000 árvores em seu sítio. “Eu abracei a campanha, porque é preciso favorecer a parceria em todos os aspectos. Estamos vivendo uma época que todos precisam contribuir para melhorar o meio ambiente, a nossa propriedade e para mudar a situação precisamos levar essa ideia adiante junto das famílias agricultoras”, explica o
agricultor.

A iniciativa da campanha também contou com a produção de diversos materiais de divulgação como folders, camisas, bonés, panfletos, cartazes, faixas e banners, tanto para as atividades públicas, como também para a mobilização junto às famílias. Na internet, o Centro Sabiá é responsável pelo blog da campanha ( ) e pela atualização do perfil da campanha no Twitter ( ). A campanha também conta com um contador de árvores na internet, mas a atualização dele pode ser feita por qualquer pessoa que queira registrar o seu plantio de árvores. Através do endereço eletrônico é possível registrar quantas árvores tiverem sido plantadas por pessoas de todo o estado.

No entanto, fazer essa rede de comunicação funcionar é uma das dificuldades encontradas ao longo da campanha. Muitas vezes as diversas organizações não dialogam o suficiente para que os meios de comunicação da campanha na internet estejam sempre atualizados. É necessário também que as organizações contribuam mais no campo da comunicação e visibilidade. Muitas vezes elas realizam ações locais, mas a falta de comunicação faz com que a atividade deixe de ser divulgada para além da localidade onde irá acontecer.

Mas mesmo com esses desafios a dinâmica de visibilidade da campanha continua. Neste final de ano ela será o tema da Agenda da Parceria 2011, publicação que chega em sua sétima edição. A Agenda é uma publicação da parceria entre o Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *