Oficina para radialistas debate convivência com o semiárido no Piauí

Compartilhe!

A Articulação no Semi-Árido (ASA) realizou nos dias 17 a 19 de novembro, em Picos, a Oficina Estadual Radialistas pelo Semiárido. Com o objetivo de sensibilizar radialistas para a importância da comunicação na divulgação de ações de convivência com o Semiárido. Foi uma oportunidade também de aproximar comunicadores (as) populares ligados às organizações da ASA Brasil e radialistas que trabalham na região semiárida piauiense.

A oficina oportunizou aos participantes conhecer, debater e refletir sobre várias experiências que vem dando certo no semiárido. Nela foram apresentados também projetos comunitários que mudaram a vida de famílias simples tornando-se a principal fonte de renda da família. Exemplos concretos como a horta orgânica do Sr. Antonio Neto junto com mais 30 famílias na localidade Fraga no município de Pe. Marcos a 120 km da cidade de Picos. Numa área de aproximadamente 40X100 metros essas famílias produz hortaliças orgânicas. A maioria da produção é feita na venda direta para o consumidor das cidades de Alegrete, Marcolândia, Pe. Marcos e etc.

Tivemos outra visita para conferir a criação de ovinos e caprinos do jovem Josivaldo Macedo na localidade Mucambo também no município de Pe. Marcos onde o mesmo mostra um grande trabalho que seus pais Geraldo Macedo e D. Lidia Maria começaram e ele vem dando prosseguimento junto com seu irmão Josivan (Biólogo), mostrando que o jovem pode muito bem fazer o seu “pé de meia” no semiarido nordestino.

Nesta oportunidade os(as) comunicadores(as) também realizaram visitas a outros projetos da agricultura familiar na região. Dessas visitas foram coletadas entrevistas e informações adicionais para a produção de dois programas radiofônicos. Esses programas foram enviados para a assessoria de comunicação da ASA onde serão unidos a outras produções para divulgação em outros Estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *