O Centro de Agroecologia no Semiárido realiza Encontro Microrregional

O Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA), realizou nos dias 5 e 6 de novembro, em Guanambi-BA, o Encontro Microrregional com a participação de agricultores, representantes de sindicatos, associações, Igrejas, comissões municipais, famílias beneficiárias, equipe técnica e diretoria do CASA, além de representantes da Divina Providência (Brumado), CEDASB (Vitória da Conquista) e da SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza).
Com uma programação voltada para a convivência com o Semiárido, o evento discutiu modelos de desenvolvimento e temas como acesso à terra e potencialidades do Semiárido. Também foi feita uma análise de conjuntura. Houve ainda apresentação de depoimentos das famílias beneficiadas, vídeos e noite cultural com Gil e Banda e a participação de Padre Joãozinho.
Foi um momento para discutir questões de grande relevância para o Semiárido, avaliando o trabalho desenvolvido nos 17 municípios que o CASA atua. Nos oito anos de existência, a entidade já atendeu mais de sete mil famílias e pretende atender mais 4.800 até 2011. O objetivo é proporcionar a essas famílias acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, dessedentação de animais e produção, através das práticas de convivência com o Semiárido como cisternas de consumo e produção, barragens subterrâneas, cultivo de produtos agroecológicos e aguadas.
Para a participante Osvaldina Lima Pereira, de Palmas de Monte Alto, “foi um encontro muito bom, onde as pessoas puderam ver como esse projeto contribuiu para melhorar a vida das famílias que foram beneficiadas”.