Boletim informativo da ASA é apresentado em evento estadual

No II Encontro Cearense de Agroecologia, que aconteceu de 10 a 13 deste mês, em Juazeiro do Norte, na Região Caririense, o boletim O Candeeiro foi apresentado como uma importante ferramenta de comunicação para a divulgação das ações de convivência com o Semiárido. O boletim é produzido pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
”O boletim valoriza a socialização e a troca de informações a partir da mobilização social no campo e firma esse instrumento como importante ferramenta de troca de experiências e aprendizados no Semiárido”, destaca o artigo O Candeeiro: estratégia de comunicação para a difusão da agroecologia no Semiárido, de autoria da comunicadora popular Rosa Nascimento e da secretária executiva da ASA no Ceará Renata Paz.
O Candeeiro conta a história de famílias, grupos ou comunidades no desenvolvimento de experiências e práticas de convivência com o Semiárido. É também um importante instrumento de resgate de práticas e valorização da cultura local e do conhecimento popular.
A partir do boletim, os/as agricultores/as conhecem a experiência do outro e têm a possibilidade de replicar na sua propriedade, levando em consideração a sua realidade.
Um desses casos é relatado por Rosa e Renata: “Assim como dona Océlia, dona Maria de Fátima Ferreira Duarte, da comunidade Carnaúba, no município de Ocara – CE, também desenvolve um trabalho agroecológico, com plantação de hortaliças. No entanto, o trabalho desenvolvido pelas mulheres só se tornou conhecido, de uma para a outra através do Candeeiro. Dona Océlia atualmente sabe o que dona Fátima produz e dona Fátima tem conhecimento do trabalho que dona Océlia desenvolve. Além das duas manterem esta relação e troca de conhecimentos, pessoas de outras regiões do Ceará, como Tianguá e até de outros estados como Rio Grande do Norte, também têm a possibilidade de conhecerem suas experiências.”