Mulheres do Campo e da Cidade realizam Encontro Estadual em Ceará Mirim

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro acontece o 1º Encontro Estadual de Mulheres do Campo e da Cidade, cujo tema será “Mulheres e Soberania Popular”. O evento será realizado no Centro de Capacitação e Treinamento Patativa do Assaré, localizado no município de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte.
A organização do encontro é uma iniciativa das mulheres do MST, da Assembleia Popular e das Centrais Sindicais, além de vários setores do movimento feminista como Marcha Mundial das Mulheres e Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB. Conta, também, com a parceria e o apoio da Rede Pardal, do GT de Gênero da ASA Potiguar e do Coletivo Leila Diniz. A expectativa é de que participem em torno de 100 mulheres, entre jovens, camponesas, quilombolas, dirigentes do movimento estudantil e do movimento sindical, lideranças dos bairros e comunidades urbanas, feministas, entre outras.
Durante esses três dias, o tema do encontro será dividido em subtemas como: Conjuntura, Construção da Linha do Tempo dos Movimentos de Mulheres e Feminista, Soberania sobre Nossos Corpos e Nossas Vidas, Soberania Alimentar, além dos encaminhamentos finais. O subtema “Soberania sobre Nossos Corpos e Nossas Vidas” pretende apresentar uma discussão e suscitar o debate sobre a violência sofrida pelas mulheres, a realidade do aborto no campo e na cidade, assim como os direitos sexuais e reprodutivos.
Já o subtema “Soberania Alimentar” irá abordar o papel e os malefícios do agronegócio e das transnacionais para a agricultura camponesa e para a soberania alimentar, e de que forma isso afeta a vida das mulheres. Ao final, será feita uma discussão sobre uma convergência de ações e de agendas entre as mulheres do campo e da cidade para que seja construída uma dinâmica comum entre esses movimentos sociais onde as mulheres atuam.