CNPQ aprova projeto de especialização em Educação Contextualizada para a região de Picos
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) aprovou projeto apresentado pela Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (Resab) em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para a realização do curso de especialização em Educação Contextualizada no Semiárido na região de Picos.
O curso será realizado no período de março de 2011 a junho de 2012 e tem como objetivo contribuir na formação teórico-metodológica de professores e educadores populares, tendo como base os princípios da educação para a convivência com o Semiárido. Terá como meta a formação de 50 professores e educadores populares vinculados a rede pública de Ensino e a instituições não-governamentais que atuam na educação para a convivência com o Semiárido.
A metodologia do curso consistirá em aulas presenciais as sextas-feiras e aos sábados e intensivo, durante as férias, com realização de discussões, seminários, análise e produção de textos, produção de artigos científicos, trabalhos práticos e atividades de campo.
Além disso, será priorizada a produção de novos conhecimentos acerca das práticas educativas desenvolvidas na região voltada para a convivência com o Semiárido, com a realização de pesquisas científicas que possibilitem a construção de novos projetos educativos nos municípios do Semiárido piauiense.