IRPAA realiza formação continuada de professores em Juazeiro
Através de desenhos, professores das escolas municipais das comunidades de Junco, Goiabeira, Manga e Marruá, zona rural de Juazeiro, representaram a imagem que até então tinham do Semiárido. Este exercício fez parte do primeiro encontro da etapa de formação do projeto Educação para Convivência com o Semiárido, promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro, em parceria com o IRPAA e a ADAC (Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária).
O projeto, que começou em agosto deste ano com levantamento da realidade das comunidades, foi encerrado no final de outubro na escola Manoel Nunes Amorim, sede do distrito de Junco – Salitre, com formação sobre como trabalhar a realidade do Semiárido em sala de aula. As atividades, coordenadas por colaboradores do IRPAA, destacaram as possibilidades de convivência com o clima e fomentaram a visão crítica acerca dos estereótipos construídos e difundidos, inclusive pelos livros didáticos e meios de comunicação.
A professora Renilde Vieira, que trabalha com educação infantil na comunidade de Goiabeira II, diz que o conhecimento proporcionado pela discussão irá contribuir com o trabalho de conscientização das crianças, ensinando-as, principalmente, a cuidar dos recursos naturais. A iniciativa é um projeto piloto no município e tem por base a discussão de educação contextualizada. Além da região do Salitre, escolas do Projeto Mandacaru e do distrito de Massaroca também estão sendo contempladas com o projeto que envolve um total de 50 professores