Comissões da ASA são capacitadas em Irecê

Representantes de diversos segmentos do Semiárido baiano foram reunidos pelo CAA, em encontro que serviu para fortalecer o trabalho em prol da qualidade de vida da população sertaneja.
Compartilhe!

Comissões Municipais da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA/BA), de 17 municípios dos territórios de Irecê, Velho Chico e Chapada Diamantina, participaram de um encontro microrregional de capacitação em Irecê, realizado na terça (26) e quarta-feira (27). Promovida pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), a atividade reuniu lideranças de sindicatos, associações, pastorais e cooperativas.

O papel das comissões na realização dos projetos, os limites e avanços e o controle social foram alguns dos temas discutidos. Segundo os participantes, a união, organização, interação e participação ativa na vida pública dos municípios são fundamentais para o fortalecimento e valorização das comissões. O evento foi encerrado com a leitura da Carta Política do Encontro Microrregional da ASA, aprovada por todos.

Relatos – Inês Azevedo dos Santos, integrante de comissão e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do município de Iraquara, participou ativamente dos debates. “Não é papel das comissões apenas mobilizar e cadastrar as famílias. O trabalho tem que ir além desta ação de construção das cisternas. É preciso se envolver em todas as discussões políticas da cidade”, observou.

Para Ana Paula Fernandes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Brotas de Macaúbas e diretora do CAA, as discussões e encaminhamentos foram importantes para o desenvolvimento dos trabalhos das comissões. “Esperamos que cada membro chegue na sua base e faça valer o que foi aprovado no encontro”, disse. Ana Paula foi eleita suplente da Coordenação Ampliada da ASA/BA, função exercida por Mário Augusto Jacó, que também é coordenador do CAA e do Território de Irecê. 

Avaliação – A capacitação foi acompanhada pela equipe pedagógica do CAA, composta por Nara Lígia e Cláudio Rodrigues. “As expectativas foram superadas. Todos tiraram suas dúvidas e socializaram conhecimentos”, disse Nara. Cláudio destaca que “os participantes assumiram o compromisso de começar a luta para que todos os projetos e ações relacionados à água em cada município sejam discutidos com as comissões antes de serem executados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *