Fossa séptica e produção agroecológica são apresentadas na SNCT
O pavilhão das tecnologias sociais é uma das principais novidades apresentadas na 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. Para isso, o espaço foi ampliado de 11 para 12 mil m² na edição 2010. No estande da Fundação Banco do Brasil (FBB), os visitantes podem conferir as maquetes e as explicações sobre unidades familiares de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) e metodologias de saneamento ambiental para comunidades rurais.
Uma das experiências é a Fossa Séptica Biogestora. Um sistema inovador de esgoto sanitário composto por três caixas coletoras com mil litros cada uma. Elas ficam enterradas e funcionam conectadas exclusivamente ao vão sanitário e interligadas entre si por tubos e conexões de PVC.
O Saneamento Básico na Área Rural permite o tratamento das fezes e da urina depositadas no vaso sanitário das residências rurais. O sistema funciona com a mistura do esterco bovino com água, o que provoca a eliminação de micróbios e bactérias dos dejetos expelidos pelo ser humano. No final do processo de Biodigestão, é produzido um adubo natural líquido para ser utilizados na fertilização do solo (para uso em pomar, por exemplo).
A tecnologia é recomendada pela FBB para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e foi desenvolvida por uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – a Embrapa Instrumentação Agropecuária de São Carlos (SP), uma das vencedoras do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais, em 2003.
O prêmio, no valor de R$ 50 mil, é concedido, a cada dois anos, desde 2001, às melhores tecnologias em oito categorias. Além disso, as 24 finalistas têm direito à produção de um vídeo e de folders para divulgação do projeto.
“A premiação é um estímulo para as pessoas compartilharem a experiência. Após a inscrição, é feita a seleção dos participantes para certificar aquelas que se enquadram nos critérios de tecnologia social: efetividade, reaplicabilidade e envolvimento com a comunidade local”, esclarece o assessor da gerência de parcerias, articulações e tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil, Rogério Miziara.
Pais
Além da fossa séptica, a FBB também apresenta no estande da SNCT uma maquete que reproduz a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). Uma alternativa de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para a agricultura familiar. Essa tecnologia social integra a criação de animais com a produção vegetal, com a implantação de canteiros em formato de anel, onde se usa hortaliças desprezadas na produção para alimentação e o esterco para adubo.
Segundo Miziara, a metodologia dispensa o uso de agrotóxicos e ainda permite a redução de custos, já que a Pais também adota o sistema de irrigação por gotejamento, pelo qual as mangueiras são furadas para evitar o desperdício de água.
“Temos sete mil unidades do Pais implantadas em todo o Brasil. Um trabalho realizado por meio de parcerias como o Sebrae, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Petrobras. A expectativa é ampliar para 10 mil unidades até o final de 2011”, afirma.
Hoje, a Fundação tem 570 tecnologias sociais certificadas em seu Banco de Dados. O interesse pelas tecnologias sociais e pelo prêmio também aumentou. “Recebemos 700 inscrições em média e esse número cresce em média de 10% a 15% a cada edição”, enfatiza o assessor a FBB.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece até o próximo domingo (24) com a promoção de atividades em todo o País. Em Brasília, a exposição está instalada na Esplanada dos Ministérios, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. Participam do evento 67 instituições, entre escolas e outras instituições públicas e privadas.
No total, estão programadas 500 atividades. A entrada é gratuita e o espaço fica aberto aos visitantes das 8h30 às 19h, com encerramento às 18h no domingo.
Fonte: Agência C&T