Em novembro, o Crato sedia II Congresso Cearense de Agroecologia

De 10 a 13 de novembro, a Universidade Federal do Ceará, campus Cariri, na cidade do Crato, vai sediar o II Congresso Cearense de Agroecologia. O tema deste ano é Agroecologia, Clima e Sustentabilidade no Semiárido. Em 2011, o estado acolherá o evento nacional: VII Congresso Brasileiro de Agroecologia.
São esperados cerca de 1000 participantes para o Congresso, entre agricultores, técnicos, professores e estudantes. O Fórum Cearense pela Vida no Semiárido vai participar com 50 pessoas, entre agricultores e técnicos de todas as regiões do Estado. O evento será transmitido ao vivo por videoconferência.
O Congresso tem como objetivo contribuir para a construção de conhecimentos científicos e práticas agroecológicas sustentáveis, além de incentivar a pesquisa científica e a extensão rural, tendo como pano de fundo as mudanças climáticas e as suas conseqüências para a agricultura familiar no Estado do Ceará.
O evento constará de oficinas, minicursos, palestras, conferências e visitas técnicas. O Congresso será organizado em quatro áreas temáticas: mudanças climáticas no semiárido e manejo ecológico; agroecologia, economia ecológica e economia solidária; organização social no campo e educação do campo – mudança de diretrizes de ensino, pesquisa e extensão.
Entre os minicursos, tem destaque um intitulado “Os desafios do processo de transição agroecológica”. Entre os painéis, destaca-se “Agroecologia e saberes tradicionais”.
Mais informações www.iiccagroecologia.blogspot.com