Famílias agricultoras são incentivadas a preservar o patrimônio genético

Compartilhe!

No Piauí, famílias agricultoras da região semiárida serão incentivadas a preservar o patrimônio genético local. Através do Projeto de Preservação do Patrimônio Genético, que faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA Brasil, elas receberão três mil mudas de plantas nativas ou adaptadas, 45 cabras e três reprodutores de raças nativas, 300 galinhas e 15 galos caipiras. Todos os insumos foram comprados nas próprias comunidades rurais.

Três organizações que fazem parte da ASA, o Centro Regional de Assessoria e Capacitação, a Cáritas São Raimundo Nonato e a Cáritas Regional do Piauí são responsáveis pela execução do Projeto.

Por meio do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, as entidades definiram os critérios para implantação da ação. Ficou acertado que em cada comunidade seriam escolhidas três famílias para receber as mudas. Após um ano, essas famílias passarão o equivalente a 50% do total de mudas recebidas para as outras famílias. Aumentando assim o banco genético nas comunidades.

As 30 cabras e os dois reprodutores serão levados para duas comunidades. As cabras serão distribuídas para as seis famílias (cinco animais por família) e o reprodutor será manejado em sistema de alternância.

As seis famílias contempladas no primeiro momento passarão para outra família uma cria da 1ª parição. Sendo assim, seis crias novas formaram um novo plantel nas duas comunidades. As famílias escolhidas, tanto para iniciar o projeto quanto as posteriormente, têm que ter experiência e aptidão para a atividade.

Para o projeto com as galinhas serão escolhidas em uma mesma comunidade cinco famílias sendo que cada uma delas recebem 20 galinhas e um galo. Quando essas começarem a produzir, cada família irá repassar 20 frangas para que outras famílias também possam está iniciando ou melhorando sua criação.
 
O projeto é realizado através do convênio da ASA com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *