Cáritas realiza encontro sobre gestão de recursos públicos
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Apresentar e debater a gestão de recursos por entidades da Rede Cáritas foi o principal objetivo do Encontro promovido pelo Regional Nordeste 3, nos dias 29 e 30 de setembro. A atividade realizada na cidade de Feira de Santana reuniu cerca de 30 pessoas envolvidas em projetos financiados com recursos do Estado.
Amargosa, Alagoinhas, Rui Barbosa e Irecê, na Bahia, e Estância, em Sergipe, foram as dioceses representadas. Além delas, estiveram presentes membros da equipe do Programa uma Terra e Duas Águas (P1+2) de Caetité, representantes do Regional Nordeste 3 e Naidson Batista, da Coordenação da Articulação no Semi-Árido – ASA.
Para José Carlos, do Regional Nordeste 3, entre os principais benefícios do encontro se destaca a percepção do tamanho das ações que as entidades executam com recursos públicos. “Só para se ter uma idéia, através do diagnóstico pudemos constatar que juntos gerimos algo em torno de 15 milhões de reais por ano; 60 pessoas estão envolvidas na execução desses projetos e; 6 mil famílias são beneficiadas diretamente” – destaca.
Além desse diagnóstico, os participantes também puderam intercambiar suas experiências na gestão de convênios com órgãos das diversas esferas de governo, destacando as alternativas encontradas para a superação dos desafios.
Também foi possível dialogar sobre a necessidade da construção de maior articulação desses projetos com o conjunto da ação da Cáritas Brasileira. Desse modo se espera o fortalecimento da identidade da Rede.
Como desdobramento das discussões, foi indicada a inserção de, ao menos, dois encontros como esse no planejamento anual do Regional. Um grupo de trabalho também foi constituído para estudar e debater sobre as Políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER. O objetivo é apontar como a Cáritas pode agir nessa área para oferecer melhor acompanhamento às famílias atendidas pelos projetos.
Outro encontro de conteúdo semelhante já está agendado para os dias 26, 27 e 28 de outubro, em Salvador. Nele estarão reunidos coordenadores e equipes administrativas das entidades membros do regional para debater questões referentes à gestão de recursos dentro da Rede Cáritas.