Seminário e encontros fortalecem a articulação de mulheres produtoras

Compartilhe!

Cerca de 70 mulheres de vários cantos do País estarão reunidas, de 19 a 21 de outubro, em três atividades que acontecerão em um mesmo espaço: Seminário Nacional, Encontro da Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste e Encontro do GT de Gênero do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). A organização dos eventos é da Casa da Mulher do Nordeste que, dentro das comemorações dos seus 30 anos, também fará, no dia 20, a abertura da Exposição Fotográfica “Mãos Femininas Preservando a Vida da Caatinga”, assinada pelo fotógrafo Breno Laprovitera.

O evento, que já tem as vagas reservadas, acontecerá no Hotel Sete Colinas, em Olinda. As atividades, que contam com a parceria do GT de Gênero do FBES, Rede Economia e Feminismo, Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste e GT de Mulheres da ANA, têm entre os seus objetivos o fomento do debate e da reflexão sobre o feminismo, economia solidária e agroecologia; o fortalecimento da auto-organização política das mulheres em espaços estratégicos; e a promoção do inter-câmbio de experiências e saberes.

O primeiro dia será dedicado ao encontro de avaliação e planejamento da Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste e do GT de Gênero do FBES. O momento servirá também como espaço de preparação para o Seminário.

No dia 20, começa o Seminário Nacional que contará com duas mesas de diálogos, sendo a primeira sobre Agroecologia, Economia Solidária e Feminismo: Encontros e Confluências; e a segunda abordando a temática das Redes como Ferramentas de Auto-organização Política das Mulheres.

Nesse mesmo dia, às 20h está previsto um coquetel de lançamento da Exposição Mãos Femininas Preservando a Vida da Caatinga, para marcar junto aos parceiros os 30 anos da Casa da Mulher do Nordeste. As imagens retratam a dura realidade de trabalho das mulheres do Sertão do Pajeú, uma das áreas de atuação da CMN, que vivenciam diferentes experiências, entre desafios e conquistas, para garantir a sobrevivência de suas famílias e preservar a vida nesse bioma, que vem passando por uma grande devastação nos últimos anos.
A exposição conta com a parceria do Instituto HSBC de Solidariedade, Projeto Dom Helder Câmara e Embaixada da Finlândia no Brasil.

No último dia, ocorrerão trabalhos em grupo que visam proporcionar uma reflexão conjunta sobre o debate do dia anterior, identificando estratégias e ações comuns no âmbito do fortalecimento da auto-organização política das mulheres nos diferentes campos de atuação. São parceiros e apoiadores dessas atividades o CESE, Terre des Hommes/Suiça e Actionaid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *