Umidade do ar atinge 17% no Semi-árido
A umidade relativa do ar já atingiu níveis abaixo de 17% em alguns municípios do Semi-árido piauiense. Esse percentual foi registrado na semana passada, no município de Gilbués, a 797 quilômetros da capital. O meteorologista da Semar (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Mainar Medeiros, afirmou que a média registrada em todo o Estado está variando de 20% a 30%, mas a estimativa é que esses valores caiam mais até dezembro. “O tempo seco favorece o aumento dos focos de queimadas. Só nos últimos dois dias foram 118 focos no Estado”, afirmou.
Além das altas temperaturas e do tempo seco, as queimadas ainda são favorecidas pelos ventos com velocidades acima dos padrões normais. “A velocidade dos ventos está em torno de 10,8 metros por segundo. Isso é ocasionado pelo posicionamento do centro de alta pressão, que se encontra estacionado sobre o Nordeste e, particularmente, sobre o Piauí”, diz. O meteorologista explica que quando esse centro de alta pressão está ativo o céu fica bem azul e sem nuvens e ele é o principal responsável pela velocidade dos ventos.
A meteorologia aponta que as temperaturas vão continuar subindo em todo o Estado e o calor só deve dar uma trégua a partir de dezembro. A maior temperatura já registrada nesse mês ficou em torno de 39°C, mas a estimativa é que ela passe dos 41°C. Em relação à previsão de chuvas, Mainar diz que no período de 4 a 6 de outubro podem ocorrer chuviscos na região dos Cerrados e partir da segunda quinzena do mês acontecem as chuvas de pré-estação, na mesma região.
Saúde – Com a umidade em baixa o risco de desidratação aumenta e se reflete no volume de pacientes atendidos nos hospitais e postos de saúde de Teresina. A principal recomendação dos especialistas é reforçar a hidratação, principalmente das crianças, as mais afetadas com as doenças típicas desse período. O calor intenso também favorece a desidratação.
Os médicos recomendam que sejam adotadas medidas simples no dia a dia para tentar amenizar os efeitos dessa baixa umidade. O uso de umidificante nasal, que pode ser soro, ajuda a diminuir a sensação de ressecamento nas narinas, que muitas vezes chegam a sangrar por conta disso. Colocar toalhas molhadas e bacias com água no quarto também é válido.