A região do Chaco é o tesouro da América Latina
Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil têm mais em comum do que serem “povos quentes”. Eles também abrigam a região do Chaco. Você não conhece? É uma área formada pelos territórios do Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil, considerada a segunda região de bosques da América do Sul, que apresenta alta diversidade biológica e cultural.
Ocupada por povos indígenas, agricultores, famílias afrodescendentes e imigrantes, a área abriga uma reserva de água doce, de energia renovável e não renovável, é fonte de alimento e possui uma cobertura vegetal que vem sofrendo forte exploração.
As características são bem parecidas com o nosso semiarido nordestino e, exatamente por isso, a Articulação no Semi-Árido (ASA) está sendo convocada a dividir o conhecimento que adquiriu na região para favorecer a convivência da população com a seca.
Dois representantes da ASA (Arivaldo Seyahta, membro da coordenação executiva, e Sandra Silveira, da equipe técnica) participarão do Encontro Mundial de Chaco, em Assunção, no Paraguai, de amanhã a quinta-feira. Outra participantes será a agricultora Maria Aparecida.
O evento está sendo organizado pela Rede Chaco – um espaço de encontro de varias redes trinacionais e organizações com vocação regional, que tem o objetivo de melhorar os indicadores da região a partir da troca de experiências.
Assim como algumas regiões do semiarido, a área do Chaco possui indicadores sociais preocupantes como mais da metade da população sem acesso a serviços básicos e vivem abaixo da linha de pobreza.