Estudantes de Comunicação Social lançam minidicionário da agroecologia

Lançamento será na Faculdade Joaquim Nabuco e contará com palestra e coquetel agroecológico
Compartilhe!

Nesta terça-feira, 21, às 20h, na Faculdade Joaquim Nabuco, estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade, lançam o “Minidicionário da Agroecologia em Pernambuco – A Palavra é… Agroecologia”.  A publicação tem por objetivo registrar e compartilhar termos e expressões típicos da agricultura agroecológica em Pernambuco.

O minidicionário contém 50 páginas e apresenta em ordem alfabética o significado de 221 expressões, identificadas através de consultas a publicações lançadas pelas organizações Diaconia, Centro Sabiá e Caatinga que desenvolvem a agroecologia em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.

O trabalho de extensão acadêmica é coordenador pela cadeira de Comunicação e Expressão, lecionada pelo Professor Edson Lima. Para uma das autoras, estudante de Publicidade, Juliana Nascimento o trabalho é ainda uma oportunidade de construção de conhecimento, “A pesquisa nos mostrou o que quanto é rica e diversa a linguagem produzida pela agroecologia em Pernambuco. Tivemos um grande aprendizado e com o minidicionário pretendemos compartilhar esse conhecimento”.

A Diaconia foi parceira do grupo da comunicação nesse projeto. A organização que desenvolve a agroecologia em Pernambuco e no Rio Grande do Norte em parceria com homens e mulheres rurais e organizações nacionais entende que iniciativas como essa tem grande importância para a preservação do meio ambiente. Joseilton Evangelista, coordenador da área de Agricultura Familiar da Diaconia, realizou a revisão de conteúdo da publicação. “O conhecimento produzido pela agroecologia tem importância vital para muitas pessoas. A publicação vai contribuir com a divulgação dessas valiosas idéias para outros grupos sociais”, ressalta.

O grupo caprichou na programação de lançamento ao oferecer um coquetel produzido pela agricultora Lenir Ferreira do Grupo de Beneficiamento Agroecológico de Abreu e Lima. O cardápio vai contar com suco de capim – santo com limão, bolo de casca de banana e pastelzinho de batata-doce, tudo produzido sem veneno e sob os cuidados do manejo agroecológico.

A noite terá ainda palestra com Jones Severino, agricultor que desenvolve uma experiência de Agrofloresta há 16 anos, no município de Abreu e Lima (PE) e Alyne Mesquita, bióloga, técnica de programa social da Diaconia e Pós-Graduanda/MBA em Planejamento e Gestão Ambiental.

Seu Jones Severino louvou a iniciativa, “é muito importante um trabalho como esse para que as pessoas saibam que é possível construir conhecimento também no campo. O minidicionário vai ajudar a mostrar a importância da agroecologia para as outras pessoas”.

Para adquiri um minidicionário é preciso levar um kit de limpeza que será doado à instituição de assistência à crianças Larbem.

O que? Lançamento do Minidicionário da Agroecologia
Quando?  21 de Setembro, 20h
Onde?  Faculdade Joaquim Nabuco – corredor do 5º andar Av. Guararapes, Recife (PE)
Quem? Juliana Nascimento – Co- Autora (81) 8656 4492

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *