Ilha do Jenipapo acolhe o 5º Encontro Vazanteiros em Movimento

Compartilhe!

Hoje e amanhã (16 e 17), as comunidades Vazanteiras, que vivem as margens do Rio São Francisco, vão realizar o 5º Encontro Vazanteiros em Movimento – Povos das Águas e das Terras Crescentes, na Ilha do Jenipapo, em Itacarambi, Norte de Minas.

O objetivo do encontro é apresentar as ações em andamento e elaborar propostas conjuntas com vistas à regularização e o desenvolvimento dos territórios Vazanteiros a partir da perspectiva da revitalização socioambiental do Vale do São Francisco.

As atividades iniciam às 9h, com acolhida, reflexão sobre a conservação ambiental a partir da convivência com o rio e seus ecossistemas e celebração às margens do São Francisco.

Às 14h, um momento de revisitar a história da caminhada. Carlos Dayrell (CAA/NM) e Zilah Matos (CPT) vão falar sobre o que estamos fazendo e principais desafios.
 
Logo após, será debatida a temática “Regularização dos Territórios Vazanteiros na perspectiva da Revitalização do São Francisco” com a colaboração de Rogério Veiga Aranha da Secretaria de Patrimônio da União/MG e Danilo Prado, Incra/MG e mediação de Cláudia Luz/Unimontes.

À noite, haverá exibição do filme Conversando com o Rio, produzido pela Comissão Regional de Povos e Comunidades Tradicionais e CAA/NM e outras apresentações culturais.

No último dia do encontro (17), a partir das 8h, será promovido debate sobre a Revitalização Socioambiental do São Francisco com representantes da Promotoria do São Francisco, Comissão Especial Direitos Humanos, Procuradoria Federal, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Povo Xakriabá.
 
Às 10h, está previsto trabalho de grupo e, em seguida, plenária para planejamento de ações conjuntas. O encerramento será marcado com almoço, regado a iguarias típicas da região.

Zilah Matos acredita que a partir deste encontro as comunidades vazanteiras sairão fortalecidas para seguir, de forma mais articulada, a luta pelo território.

Carlos Dayrell acrescenta que as reflexões sobre a revitalização socioambiental do Rio colaborarão no fortalecimento das estratégias de desenvolvimento do território vazanteiro.

O encontro é coordenado pelas Comunidades Vazanteiras, Comissão Pastoral da Terra e Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *