Agroecologia e Socioeconomia Solidária celebradas na abertura do V ETA
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/destaque-radio-agricultura-familiar.jpg)
“Somos gente nova vivendo a união
Somos povo semente de uma nova nação”
O dia vinha amanhecendo e o ruído já começava na Praça da Matriz de Itapipoca. Conversas animadas e sorrisos. Famílias inteiras chegavam trazendo sua produção das comunidades. As barracas começavam a ser montadas. Desenhava-se já a Feira Agroecológica e Solidária.
Porém a Feira de hoje (15) era especial, ela tinha um duplo papel: ali aconteceria a abertura do Encontro Territorial de Agroecologia e Socioeconomia Solidária (ETA) e também estavam sendo comemorados cinco anos da Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos (as) e Solidários (as) de Itapipoca.
Aos poucos as pessoas chegavam à Feira. Para o encontro eram esperados cerca de 200 participantes, vindos de várias regiões do estado, em especial dos 18 municípios que fazem parte do Território da Cidadania do Curu – Aracatiaçu.
A Feira e, por conseqüência o ETA, foram iniciados com um café da manhã, composto de produtos da agricultura familiar. Após o café, a mística celebrou o início do encontro. Canções e símbolos misturavam os corações e as mentes já ali presentes. Uma grande roda foi formada e assim iniciou-se oficialmente o ETA. Não poderia ter sido mais apropriado.
A partir de agora serão três dias de programação intensa. Discussões sobre agroecologia, cultivo, manejo, produção e comercialização farão parte da programação de mais um Encontro Territorial de Agroecologia e Socioeconomia Solidária.