Lançar Sementes
As mudanças climáticas afetam com mais força as populações que vivem em regiões semiáridas. É fato. E torna-se urgente não apenas pensar mas principalmente executar projetos e políticas que reduzam a vulnerabilidade destas populações. O acesso as informações sobre o clima e sobre as novas tecnologias precisa ser ampliado, alertam especialistas.
Tendo a água como fator limitante, o semiárido mantém ligação direta com a pobreza. A governabilidade da água, com planejamento da infraestrutura hídrica para o futuro, e a promoção da segurança alimentar, com programas e ações de combate à fome, são buscas urgentes.
Neste segundo caderno da trilogia Semiárido, publicação que faz parte do projeto mudanças climáticas da Fundação Demócrito Rocha, relatos de boas experiências de convivência na Caatinga. As sementes são lançadas em varias regiões.
Nas próximas páginas, conta-se especialmente as esperanças lançadas em assentamentos de Quixada, Quixeramobim. Compartilha-se ainda o trabalho exitoso do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER) e as idéias para a gestão das águas no Nordeste semiárido.
Uma boa leitura!
Para ler as reportagens do caderno especial, clique aqui.