Brasil terá Observatório do Semiárido

Compartilhe!

Os principais pontos do marco institucional do Observatório do Semiárido Brasileiro foram definidos em uma oficina interinstitucional promovida pelo Insa em 29 e 30 de julho, em Campina Grande (PB). No dia 18, uma mesa de diálogo debateu o tema durante a Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icid+18), que terminou na sexta-feira, dia 20, em Fortaleza (CE).

Segundo o diretor do Insa, Roberto Germano Costa, uma proposta de portaria instituindo a iniciativa foi apresentada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Entre os pontos mais importantes do marco institucional do observatório, Germano destacou a ideia de um Conselho de Saberes Científico e Popular, no lugar do tradicional comitê técnico-científico.

O trabalho do Observatório do Semiárido Brasileiro visará “contribuir à formulação de políticas públicas contextualizadas e à formação de talentos profissionais comprometidos com as potencialidades da região a partir da compreensão da semiaridez como vantagem, visando ao desenvolvimento sustentável do semiárido”, segundo o texto da proposta de portaria.

Ainda segundo Germano, o desenho institucional do observatório será aberto à participação de quaisquer instituições, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que atuem no semiárido. O observatório seria gerido por um comitê gestor (esse sim com representantes definidos na portaria) e seria secretariado pelo Insa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *