Próxima edição da Revista Agriculturas enfocará formação técnica agroecológica

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A Revista Agriculturas está recebendo até o dia 15 de setembro textos sobre experiências de ensino que se baseiam nos princípios conceituais e metodológicos da Agroecologia. Os interessados deve mandar o texto para este e-mail revista@aspta.org.br

O objetivo da publicação é estimular a sistematização e a divulgação das trajetórias dos grupos envolvidos nessas experiências inovadoras como forma de contribuir com o debate entre o sistema convencional de educação para o campo e as propostas defendidas pela Agroecologia.

“Apesar da proliferação de experiências de ensino inovadoras [trazidas pela Agroecologia], elas são ainda pouco conhecidas e debatidas. Esse fato vem dificultando uma melhor compreensão sobre as diversidades existentes entre elas e os avanços e limitações que vêm encontrando para ultrapassar o paradigma dominante”, comenta Adriana Galvão, produtora executiva da Revista e técnica da AS-PTA, organização que faz parte da ASA Brasil.

Quando se fala da formação técnica para assessoria rural, o paradigma dominante – citado por Adriana – é de uma educação voltada para o enfoque produtivista da agricultura industrial (monocultura, com uso de insumos químicos e tóxicos, de sementes transgênicas, da irrigação, etc).

Esta educação convencional apresenta também uma perspectiva difusionista (repasse de tecnologia), desvaloriza o valor do saber popular e utiliza o pensamento reducionista, que foca apenas uma parte, analisando a questão sob aspectos isolados, ao invés do sistêmico, que analisa o todo, através da percepção da relação entre as partes e das influências que cada uma exerce sobre a outra.

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