Instituição da ASA Apresenta Projeto de Reutilização da Água na ICID + 18

Compartilhe!

Uma experiência de reutilização de água residual aplicada numa comunidade rural do Rio Grande do Norte foi divulgada na Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18) pela Diaconia, ONG com atuação no Semiárido de Pernambuco e Rio Grande do Norte, que integra a Articulação no Semi-Árido (ASA).

A pesquisa foi apresentada por Verlânia Morais, técnica de programa social da Diaconia, na sessão sobre Uso e Reutilização Racional da Água nas Regiões Semiáridas, no Auditório Ásia, na tarde do primeiro dia da Conferência Internacional.

O objetivo da pesquisa é encontrar novas formas de reutilizar a água provinda dos projetos Água Doce (do Ministério do Meio Ambiente) e Um Milhão de Cisterna – P1MC (da ASA), que beneficiam moradores das comunidades rurais.

Frente às dificuldades de saneamento básico e abastecimento de água da população, a proposta é que essa água possa ser reutilizada pela comunidade, a fim de melhorar o uso racional dos recursos hídricos. Trata-se de aplicar novas formas de tratamento e manejo adequado da água residual.

Na comunidade de realização do projeto, as 46 famílias envolvidas foram capacitadas para a realização de estratégias de recuperação da água. Além de minimizar os impactos à natureza, a aplicação do projeto visa sensibilizar e conscientizar a população sobre maneiras de usar e economizar os recursos hídricos. Além disso, prepara essas famílias para entenderem e se beneficiarem dos programas e políticas públicas voltadas para a realidade do Semiárido.

Ainda durante a tarde foram apresentadas outras experiências sobre formas de uso racional da água em

comunidades do Semiárido, assuntos relacionados à Agência Nacional de Águas (ANA). Ao todo, seis sessões aconteciam simultaneamente em auditórios do Centro de Convenções e tinham por objetivo discutir projetos e experiências com a realidade do Semiárido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *