Conferencia Internacional debate desenvolvimento sustentável no Semiárido

Compartilhe!

Pensar um futuro melhor em regiões semiáridas a partir de estratégias de desenvolvimento sustentável. Este sentimento foi expresso pelos participantes da mesa de abertura da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), que teve inicio nesta segunda-feira (16), no Centro de Convenções, em Fortaleza (CE).

A cerimônia de abertura oficial da conferência, que segue até sexta-feira (20), ocorreu às 10h30min e contou com a presença de estudiosos e políticos, como o secretário-executivo da Convenção de Combate à Desertificação da ONU, Luc Gnacadja e representantes dos ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e das Ciências e Tecnologia, além de parlamentares de diversos estados brasileiros.

Durante a cerimônia o presidente do ICID, Antônio Rocha Magalhães, falou sobre as temáticas a serem debatidas no decorrer desta semana. Temas como sustentabilidade e desenvolvimento econômico terão grande destaque nos seminários, mas o assunto principal será o processo de desertificação que está acontecendo em diversas partes do planeta, incluindo o Brasil, e o desenvolvimento de políticas públicas que possibilitam a convivência sustentável com as regiões áridas ou semi-áridas. A ICID+18 é Também uma preparação para a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, com realização proposta para 2012.

Durante a abertura da ICID foi lançada a Década das Nações Unidas para os Desertos e Luta Contra a Desertificação 2010 – 2020, projeto que prevê um combate a longo prazo aos processos de desertificação em todo o mundo.

Mas, a grande expectativa dos participantes diante das falas dos representantes de Estados e Países talvez não fosse atingida pelas repedidas declarações diante do caos ambiental. E, a reação diante das colocações não teria sido diferente se não fosse o apelo feito pelo jovem Davi Santos, Prefeito Mirim de Maracanaú, cidade metropolitana de Fortaleza. O menino de treze anos pediu para que voltassem o olhar para o que deve ser feito daqui a alguns anos. Davi disse ainda que um futuro melhor para as gerações que hão de vir depende da colaboração de cada um.

“O que for feito será para o bem de meus filhos e netos”, disse, pedindo que seja dado um sim pela vida. 
A ICID+18 reúne 104 Países, com um número expressivo de participantes, passando de duas mil pessoas, número esperado pela organização. Assim, observa-se a grande preocupação diante dos acontecimentos climáticos, que comprometem o planeta como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *