A ICID e suas contradições

Compartilhe!

A Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas – ICID está sendo realizada em Fortaleza (CE) desde o último dia 15.  A Conferência que tem como objetivos reunir participantes do mundo inteiro para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta e gerar informações para subsidiar governos e a sociedade com o objetivo de melhorar a sustentabilidade econômica, ambiental e social destas áreas.

O evento tem a participação de mais de duas mil pessoas, porém, predominantemente o que se vê na ICID não é a Sociedade Civil. Integrantes de Governos, empresários do ramos do agronegócio e da fruticultura figuram entre a maioria dos participantes do evento. O número de organizações sociais e o destaque dado a elas é muito pequeno.
Os estandes da maioria das entidades, inclusive a ASA, estão em um pavilhão chamado de “Feira do Econegócio”, desde o nome vê-se a contradição.

Em um evento em que se pretende discutir desenvolvimento sustentável e convivência com o Semiárido uma das ausências mais notadas é a de agricultores familiares, em contraposição grandes empresas do ramos do agronegócio se fazem presentes ostensivamente.

Outro ponto a ser levantado é que toda a programação do evento, as sinalizações e materiais informativos são disponibilizados prioritariamente em inglês. Vê-se também uma parte em espanhol e quase nada em português. A dúvida é se o evento acontece no Ceará ou no Arizona.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *