Fórum Piauiense apresenta resultados alcançados nos 10 anos da ASA
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Na última terça-feira (10), o Fórum Piauiense de Convivência com o Semi-Árido, entidade que representa a Articulação no Semi-Árido (ASA) no Piauí, realizou o evento “Água, Liberdade, Cidadania e Segurança Alimentar”, em Teresina. Participaram do encontro representantes da sociedade civil organizada, de secretarias estaduais e do governo federal, além dos integrantes dos conselhos municipais e as famílias beneficiadas com as ações de convivência com o Semiárido da ASA.
O evento teve como objetivo apresentar os resultados alcançados pelo Fórum nos 10 anos de atuação da ASA, anunciar os recursos previstos para investimento em 2010 e 2011 e promover debates e reflexões sobre o desenvolvimento econômico da região e o impacto deste no meio ambiente.
No encontro, também houve um momento em que as famílias beneficiadas pelos programas P1MC e P1+2 relataram suas experiências e expectativas de mudança de vida a partir da captação e armazenamento de água de chuva para consumo humano e produção.
O coordenador executivo do Fórum, Carlos Humberto Campos, apresentou as ações da rede nos 10 anos de atuação da ASA. De acordo com ele, desde o início das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, foram investidos no Piauí aproximadamente 60 milhões de reais.
A representante das comunidades quilombolas, Maria Rosalina, falou da importância do Fórum Piauiense não somente pelos trabalhos com as cisternas mas pelo conjunto – trabalho de conscientização política, social e gênero – e ressaltou a necessidade de avanço e continuidade destes trabalhos.
2010-2011 – Devido a uma parceria firmada pela ASA com a Cooperação Espanhola, o MDS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estão garantidos para o Semiárido piauiense recursos para a construção de 4.255 cisternas caseiras, 56 cisternas nas escolas públicas, 142 cisternas-calçadão. Para tanto, serão mobilizadas e capacitadas em gestão da água 802 famílias. Está prevista também a realização de nove cursos de capacitações de professores e gestores públicos.
Outra ação a ser estimulada é a criação de Fundos Produtivos Solidários entre as famílias que já foram beneficiadas pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Através do Fundo, serão adquiridos 48 caprinos, 315 aves e 3.000 mudas para reflorestamento, que deverão ser rotacionados entre as famílias agricultoras.
Análise de contexto – O encontro também foi marcado com debates sobre os impactos de projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um plano do governo federal que visa estimular o crescimento da economia brasileira, através do investimento em obras de infraestrutura. A professora doutora da Universidade Federal do Piauí, Sueli Rodrigues, fez uma análise sobre a conjuntura do Semiárido piauiense e criticou as ações do PAC, alegando que as mesmas são também geradoras de problemas ambientais e para agricultura familiar.
Sobre o Fórum – O Fórum é uma articulação de organizações da sociedade civil, que atua em prol do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semiárido brasileiro. Criado em 1990, como Fórum da Seca, tinha como objetivo discutir políticas de enfrentamento dessa problemática. Em 1997, a rede foi rearticulada a partir de um novo olhar, quando recebeu a denominação atual. A partir daí, se configura a missão de materializar os sonhos de centenas de pessoas que acreditam no seu potencial e querem melhorar as condições de vida na região.
Resultados alcançados pelo Fórum nos 10 anos da ASA
Programa Um Milhão de Cisternas
Cisternas (16 mil litros) construídas |
26.257 |
Pessoas beneficiadas |
135.810 |
Municípios de atuação |
124 |
Recursos investidos |
R$ 5,2 milhões |
Programa 1 Terra e 2 Águas (P1+2)
Tecnologias construídas |
786 |
Famílias beneficiadas |
1.335 |
Recursos investidos |
R$ 7,7 milhões |