Comissões municipais da ASA participam de capacitação no Sertão de Pernambuco
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Terminou na última quinta-feira (22), no município de Ouricuri, Região do Araripe de Pernambuco, a capacitação com as comissões municipais da ASA nos territórios do Araripe e Médio São Francisco. A atividade foi promovida pelo Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (Caatinga) e pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Unidade Gestora Microrregional (UGM) do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Unidade Gestora Territorial (UGT) do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), respectivamente.
O encontro teve como objetivo fortalecer as comissões municipais, a partir da discussão sobre o papel e as responsabilidades que elas têm nos processos de seleção das famílias; assim como estimular o aumento da participação das organizações da sociedade civil na sua composição. Estiveram presentes os membros das comissões dos dez municípios do território do Araripe: Araripina, Trindade, Ouricuri, Ipubi, Granito, Santa Cruz, Bodocó, Moreilândia, Exu e Parnamirim, além de representantes das comissões dos seis municípios do território do Médio São Francisco: Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Petrolina, Santa Filomena e Santa Maria da Boa Vista.
No primeiro dia (21) foi feita uma apresentação sobre a atuação da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), a partir do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-Árido: P1MC e P1+2. Na ocasião, os participantes puderam entender a estrutura organizacional da ASA, como também os aspectos e os componentes que envolvem os dois programas.
Na parte da tarde, a coordenadora do P1MC no Caatinga, Geângela Lucena, explicou como ocorreu o processo de reformulação das comissões municipais, e falou também das metas e dos acordos estabelecidos referentes a esta etapa do Programa.
No último dia, a técnica do Caatinga, Edinalva Nunes, fez uma explanação sobre o Projeto Água e Saneamento. Em seguida, o coordenador do P1+2 no Chapada, Edésio Medeiros, fez uma apresentação do Programa e falou sobre o novo termo que está sendo executado pela entidade na Região do Araripe e Médio São Francisco, através de uma parceria firmada pela ASA e a Cooperação Espanhola. A ideia era de que as comissões definissem os três municípios que serão atendidos nesta etapa do P1+2.
Ainda durante o segundo dia, os participantes se dividiram em grupos para discutir sobre as responsabilidades das comissões municipais no desenvolvimento do P1MC e do P1+2, considerando a forma como elas se organizam nos municípios. No encerramento da capacitação foi feita uma avaliação sobre os dois dias de atividade.