Comissões municipais são capacitadas no Semiárido Potiguar

Compartilhe!

Nos dias 09 e 10 de junho foi realizada, no município de Apodi, no Rio Grande do Norte, a capacitação de comissões municipais do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

O evento teve a participação de 20 representantes municipais das microrregiões Assu-Mossoró e Médio Oeste do estado. O Núcleo Sertão Verde, unidade gestora do P1+2, contou com a colaboração da Coopervida e Centro Terra Viva, entidades executoras do P1MC nas microrregiões participantes.

A capacitação começou com a participação do coordenador executivo da ASA, José Edson, e de Claúdia Lopes, integrante do GT de Gênero da ASA Potiguar, que contribuiram com a discussão do tema central “Ações, Desafios e Perspectivas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar no Semiárido Potiguar”.

Durante a programação, as comissões municipais puderam socializar e afirmar os princípios e componentes que fundamentam a ASA, o P1MC e o P1+2. Também construíram estratégias para ampliar a capacidade operacional e fortalecer a relação com as famílias e as entidades parceiras.

Na ocasião as comissões ainda puderam discutir o papel e as responsabilidades dos integrantes das comissões nos processos de seleção e cadastramento das famílias, aquisição de materiais e geração de dados. Além disso, discutiram a participação das organizações da sociedade civil nas comissões municipais.

Ao final da capacitação, houve a socialização das experiências de fortalecimento da agricultura familiar para convivência com o Semiárido Potiguar já desenvolvidas, e outras em desenvolvimento.

Na ocasião, houve ainda o lançamento regional dos documentários produzidos pelas ASA: “Colher Água, Plantar Vida” e “Água de Beber e Água de Limpar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *