Agricultores e agricultoras do Ceará participam de intercâmbio em Pernambuco
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/p1-2.jpg)
Com o objetivo de propiciar momentos de troca de experiências, de conhecimentos e a partir daí complementar a prática das famílias agricultoras, a Organização Barreira Amigos Solidários (OBAS), uma das unidades executoras do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) no Ceará, realizará suas primeiras visitas de intercâmbio interestadual entre os dias 10 e 12 de junho.
Trinta agricultores/as farão o itinerário rumo à cidade de Triunfo, em Pernambuco, para conhecer o que famílias pernambucanas realizam na linha de convivência com o Semiárido, através de experiências agroecológicas, quintais produtivos, tecnologias sociais e feiras da economia solidária. Serão três dias de aprendizado, de socialização, de troca e de companheirismo.
O sentimento dos/as agricultores/as é de muita expectativa. Participarão os beneficiados com cisterna-calçadão do P1+2. Destes, alguns viveram também a experiência de pedreiro no Programa. Todos/as são produtores/as rurais que já têm seus pequenos quintais produtivos, garantindo o sustento da família de forma orgânica.
Dona Fátima, da comunidade Carnaúba, município de Ocara, será uma das agricultoras participantes. Ela teve a sua experiência de vida e de convivência com o Semiárido sistematizada pela OBAS e apresentada no boletim o Candeeiro. Com seu jeito simples, ela expressa a alegria de poder conhecer outras experiências. “Será um momento de aprendizado”, diz. Além de Ocara, participarão também agricultores/as de Aracoiaba, Ibicuitinga, Quixadá e Quixeramobim, e integrantes da equipe técnica da OBAS.
Para realização destes primeiros intercâmbios, a Organização realizou parceria com a instituição Centro Sabiá, entidade que faz parte da ASA em Pernambuco.
Os próximos intercâmbios serão realizados, ainda no mês de junho, em Apodi, no Rio Grande do Norte e terão a parceria da Rede Xique-xique, núcleos de Mossoró e Apodi.