Seminário debate alimentação como determinante de saúde e a PNAN no contexto do SUS

Compartilhe!

“Alimentação e nutrição como determinantes de saúde” e “A PNAN no contexto do SUS” foram os dois grandes temas dos painéis do segundo dia do Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição no SUS – PNAN 10 anos, que acontece até esta quinta-feira, em Brasília, no Centro de Convenções Israel Pinheiro.

PNAN é a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde, e SUS é o Sistema Único de Saúde.

Participaram do primeiro painel os conselheiros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Chico Menezes e Sílvia Rigon, esta última representando a Universidade Federal do Paraná (UFPR), na qual é professora.

As outras duas debatedoras desse painel foram Denise Oliveira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Luciene Burlandy, da Universidade Federal Fluminense, e também integrante do Consea. Os quatro debatedores levantaram questões sobre a saúde sob a ótica da segurança alimentar e nutricional e os desafios de um tema transversal e intersetorial.

“Uma grande contribuição da área da saúde nesse processo de construção de segurança alimentar e nutricional é que ela tem o poder de fazer uma articulação com todas as políticas de segurança alimentar e nutricional, potencializando um grande avanço nas estratégias e consolidação das práticas do direito humano à alimentação de qualidade e saudável. Mas isso só será possível se nós, profissionais da saúde, ampliarmos a nossa visão”, afirmou Denise Oliveira.

O painel seguinte reuniu Ana Beatriz Vasconcelos, da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), Nildes Andrade, do Conselho Nacional de Saúde, e Renilson Rehem de Souza, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Esse painel sobre a PNAN no contexto do SUS teve outros três debatedores, que abordaram questões relacionadas à questão. Aparecida Linhares Pimenta, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Consaems), falou sobre as redes de atenção à saúde. Seu colega Gilson Carvalho, também do Conasems, abordou o financiamento e controle social no SUS. Já Elisabetta Recine, do Observatório das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília (Opsan/Unb), falou sobre a nutrição na atenção primária à saúde.

O seminário, que será encerrado nesta quinta-feira (10), é realizado em parceria pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), através da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN), e a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), do Ministério da Saúde.

Serviço
Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição no SUS: PNAN 10 anos
Quando: de 8 a 10 de junho (terça a quinta-feira)
Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro – SHIS, conjunto A, EPDB, Lago Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *